NOTÍCIAS ONLINE — Abril de 2001
São Paulo, 16 de abril de 2001

Petroflex automatiza produção de borracha sintética

A Petroflex na sua unidade da cidade de Cabo em Pernambuco anunciou a partida de seu projeto de automação aonde adotou o Sistema PlantWeb da Fisher-Rosemount. A arquitetura inclui sistema de controle e gerenciamento em instrumentos Fieldbus, e está instalada inicialmente nas Áreas 2.000 e 2.200 da Planta de Produção de Borracha Sintética.
Como o seu processo de produção é parte contínuo e parte batelada, e grande parte de suas malhas possuem controle, foi adotada a característica de controle no campo, padrão Foundation Fieldbus, para se obter uma diminuição da variabilidade no controle de processo.
Segundo Carlos Campos e Fernando Britto responsáveis pelas Áreas, a opção por PlantWeb deveu-se pela melhor relação custo benefício e à sua flexibilidade, economizando-se em hardware, configuração . Também já estamos observando a redução de custos na manutenção no dia - dia ", explicou Antonio Inaldo Spindola - Gerente de Engenharia.
O projeto foi implementado pela própria equipe da Petroflex depois de receber Treinamento da Fisher-Rosemount, o sistema tem além dos instrumentos em Foundation Fieldbus, instrumentos convencionais 4-20 mA com protocolo Hart e sinais de entradas e saídas discretas para sequenciamento.
A arquitetura PlantWeb é composta pelo sistema DeltaV, software AMS, transmissores e válvulas de controle com o controlador e posicionador Fieldvue DVC 5000f.

 Índice
Abiquim vai preparar profissionais para o setor químico
ABB investe em medidas de segurança para os serviços e equipamentos de óleo, gás e petroquímica
OPP implanta reator fechado de polimerização
Petroflex automatiza produção de borracha sintética
Unipar encerra 2000 com lucro de R$ 111 milhões
Copesul inicia manutenção da
planta 1
FGV estuda modelo de gestão da Copesul
Indústria química brasileira evolui em responsabilidade ambiental