NOTÍCIAS ONLINE — Abril de 2001
São Paulo, 16 de abril de 2001

ABB investe em medidas de segurança para os serviços e equipamentos de óleo, gás e petroquímica

A ABB investirá US$ 4 milhões em equipamentos e treinamentos para modernizar e adequar a fábrica de Óleo, Gás e Petroquímica, localizada em Osasco / SP aos requisitos de normas internacionais - como API 6A e 17D PSL3, que estabelecem regras de qualidade para evitar os riscos ao meio ambiente e a NAS 6, norma dos padrões de limpeza dos equipamentos. O prazo para adaptação será até o final de 2001.
A equipe da ABB construirá uma "clean room" que servirá para que o equipamento seja montado em um ambiente limpo, evitando que possíveis impurezas possam contaminar os componentes internos dos equipamentos que ali serão montados. A sala limpa exige filtros com pressão negativa, cantos arredondados e limpeza ultrassônica das peças antes da montagem.
Outra medida é o treinamento de funcionários da área de engenharia de processos, qualidade e produção. Ao todo, 50 pessoas terão passado pelo processo.
Segundo Paulo Gusmão, gerente de Produção da área de Óleo, Gás e Petroquímica da ABB, novos investimentos deverão ser feitos à medida que a produção aumentar. "Um dos grandes desafios será manter as margens de lucratividade. Teremos que estabelecer novos processos sem aumentar o custo, possibilitando o aumento da participação no mercado", explica Gusmão.

 Índice
Abiquim vai preparar profissionais para o setor químico
ABB investe em medidas de segurança para os serviços e equipamentos de óleo, gás e petroquímica
OPP implanta reator fechado de polimerização
Petroflex automatiza produção de borracha sintética
Unipar encerra 2000 com lucro de R$ 111 milhões
Copesul inicia manutenção da
planta 1
FGV estuda modelo de gestão da Copesul
Indústria química brasileira evolui em responsabilidade ambiental