NOTÍCIAS ONLINE — Abril de 2001
São Paulo, 10 de abril de 2001

Indústria química brasileira evolui em responsabilidade ambiental

A Comissão de Atuação Responsável da Associação Brasileira das Indústrias Químicas - Abiquim está preparando os primeiros casos de Avaliação por Terceiros, a exemplo do que acontece em países como EUA, Canadá e Austrália. Essas nova prática baseia-se num sistema de avaliação externa, no qual participam, além dos próprios funcionários, técnicos da própria Associação e indivíduos da comunidade.
Esse é mais um passo que a indústria química brasileira dá em direção aos benchmarkings internacionais. "O Brasil está entre as nações que mais evoluem. Os países que têm uma estrutura industrial mais desenvolvida, e programas mais adiantados, são os que primeiro implantaram o Responsible Care. O que diferenciava o Brasil em relação a eles era essa Verificação por Terceiros. Como este ano estaremos fazendo isso, tenho impressão que estamos chegando mais perto dos que estão à frente no ranking", explica Marcelo Kós, coordenador da Comissão de Atuação Responsável da Abiquim.
Marcelo explica que a Avaliação por Terceiros não chega a ser uma auditoria, mas também não se restringe à usual auto-avaliação. Uma empresa certificadora de sistemas de gestão - ou até mesmo um pool dessas empresas - estará preparando um questionário junto com os membros da Comissão de Atuação Responsável, que será aplicado pela equipe verificadora. "Estamos envolvendo nessa equipe funcionários da empresa, técnicos de empresas associadas da Abiquim, membros da comunidade e, a critério da empresa verificada, outras pessoas que sejam úteis. Tome como exemplo uma indústria localizada na região de Campinas: ela poderá convidar um professor da Unicamp para integrar a equipe". (FB)

 Índice
Abiquim vai preparar profissionais para o setor químico
ABB investe em medidas de segurança para os serviços e equipamentos de óleo, gás e petroquímica
OPP implanta reator fechado de polimerização
Petroflex automatiza produção de borracha sintética
Unipar encerra 2000 com lucro de R$ 111 milhões
Copesul inicia manutenção da
planta 1
FGV estuda modelo de gestão da Copesul
Indústria química brasileira evolui em responsabilidade ambiental