NOTÍCIAS ONLINE — Setembro de 2001
Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2001

Congresso irá discutir aumento da exportação de produtos químicos

Mesmo figurando entre as 10 maiores do mundo, a indústria química brasileira precisa superar dois problemas: aumentar os investimentos e as exportações. Esses temas darão a tônica do VII Congresso Brasileiro de Petroquímica e II Congresso da Indústria Química no Mercosul, que acontece de hoje até a próxima quarta-feira, no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro.
Os diversos painéis que compõem o Congresso irão tratar de medidas necessárias para que a meta de quadruplicar as exportações e os investimentos químicos se torne viável. A discussão acontece num momento em que as previsões sobre o déficit da balança comercial de produtos químicos não são nada otimistas: o último estudo elaborado pela Associação Brasileira da Indústria Química - Abiquim previa um déficit superior a US$ 7 bilhões em 2001. "O momento exige um debate profundo em torno dessas questões", afirma Guilherme Duque Estrada de Moraes, vice-presidente executivo da Abiquim, que promove o evento junto com o Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás - IBP.
Segundo o diretor, além do problema tributário, que não favorece a competitividade dos produtos brasileiros, outras variáveis agravam a situação do setor, que precisa aumentar sua rentabilidade para atrair investimentos e aumentar as exportações.
"É a rentabilidade que determina a atratividade e garante a existência de recursos próprios para novos projetos", avalia o assessor econômico da entidade, Arthur Candal. Pelos dados do assessor, a rentabilidade sobre vendas no país é de 0,56%, bem abaixo da rentabilidade de 4,8% apresentada nos Estados Unidos.
Além disso, um investimento na indústria química brasileira custa 30% a mais do que nos EUA. "Por isso que o capital estrangeiro vai para os setores bancário, de telecomunicação e energia", considera Candal.
Pela perspectiva traçada por Arthur Candal, a indústria química precisa aumentar as exportações para 12%. "Quando o presidente Fernando Henrique disse que a saída era exportar ou morrer, ele não sabia o quanto estava certo".
Segundo Duque Estrada, a indústria química mundial vem crescendo a uma taxa de 9% ao ano, muito superior à do comércio total de mercadorias. Isso vem acontecendo sistematicamente nos últimos 20 anos e, em 1998, o setor já respondia por 9,5% do comércio internacional. Com base nas estatísticas mundiais, estima-se que o Mercosul possa fazer crescer suas exportações semelhante à taxa de 12% alcançada nas quatro economias que tiveram alto crescimento a partir de 1980: China, Coréia do Sul, Taiwan e México. (FB)

 Índice
Basf inicia produção de acrilato de butila no Brasil
Basf nega interesse na Ciquine
Polibrasil firma acordo de fornecimento com Petrobras
Congresso irá discutir aumento da exportação de produtos químicos