NOTÍCIAS ONLINE — Janeiro de 2001
São Paulo, 26 de janeiro de 2001

Gás natural poderá impulsionar crescimento do setor petroquímico

O gás natural poderá ser uma das soluções para o crescimento do setor petroquímico no Brasil. Principalmente porque existe um déficit atual de nafta - o Brasil importa atualmente 3,1 milhões toneladas por ano - e não está nos planos da Petrobras construir novas refinarias. “Como existe um problema de nafta, seguramente o gás é uma das soluções para o crescimento da petroquímica no Brasil”, disse o ministro Rodolpho Tourinho (Minas e Energia).
O insumo já faz parte dos planos do Pólo Gás Químico do Rio de Janeiro e nas unidades produtoras de polietileno da Companhia Petroquímica Paulista. “Além do Pólo Gás Químico, estamos analisando outras possibilidades”, disse o presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul.
De qualquer forma, a participação do insumo no setor ainda é pequena: quando o Pólo Gás Químico entrar em operação, 10% do eteno será produzido a partir do gás natural. Em países da América Latina, a participação do insumo representa 53% da matriz para produção do eteno, segundo dados da Tecnon. “Passamos a ter gás natural recentemente, através de 30 milhões de metros cúbicos que vêm da Bolívia e de descobertas de nas Bacias de Santos e da Bahia”, justifica o ministro.
A descoberta de um campo gigante na Bacia de Camamu, segundo o ministro, pode ser uma saída para a Copene. “É natural que se pense inicialmente na área petroquímica quando um campo é descoberto a 70 km da Copene”. (FB)

 Índice
Nafta segura resultado da Copesul
Eni troca Divisão de Poliuretano por ativos da Union Carbide
Novo leilão da Copene terá preço fixado em edital
Petroquímica União expande controle de processo
Aprovada a fusão da Dow com a Union Carbide
Copene registrou lucro líquido de 227,6 milhões em 2000
Petroquímica União muda superinterndência
Gás natural poderá impulsionar crescimento do setor petroquímico