Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 04 de setembro de 2017


Participação produtos químicos importados atinge índice recorde

 

Os dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Química - Abiquim indicam que, mesmo com uma leve recuperação do setor, as empresas brasileiras seguem perdendo espaço para os fornecedores estrangeiros. Nos primeiros sete meses do ano as importações dos produtos amostrados no Relatório de Acompanhamento Conjuntural, todos com produção local, tiveram elevação de 33,6%, mais que três vezes o crescimento da demanda de produtos químicos, medida pelo consumo aparente nacional, que cresceu 9%, enquanto as exportações declinaram 0,7%.

Nos sete primeiros meses do ano, a participação das importações na demanda doméstica foi de 38,3%, novo recorde em 28 anos de análise, e a utilização da capacidade instalada foi de 78%, um ponto abaixo em relação ao mesmo período no ano anterior.

No mês de julho o segmento de produtos químicos apresentou elevação de 10% no volume de produção, as vendas internas tiveram alta de 4,2% e o índice de utilização da capacidade instalada subiu quatro pontos percentuais, chegando a 78%. A melhora dos índices, em relação ao mês anterior, deve-se principalmente a fraca base de comparação, em razão de paradas programadas para manutenção e problemas operacionais isolados, além do mercado deprimido, especialmente no segundo trimestre. Ainda em julho, as importações dos produtos listados no relatório cresceram 11,4%, influenciadas especialmente pelos produtos químicos destinados ao agronegócio nacional, que puxam a demanda por intermediários para fertilizantes, enquanto as vendas destinadas ao mercado externo tiveram recuo de 2%.

 
 
 

<<< voltar ao índice