Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 04 de outubro de 2017


Superintendência do Cade emite parecer contrário a aquisição da Monsanto pela Bayer

 

A Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade avalia que a aquisição da Monsanto pela gera concentração horizontal significativa, especialmente nos mercados de sementes de soja e algodão transgênicos. O parecer está publicado na edição de hoje (4) do Diário Oficial da União. O caso segue agora para análise do Tribunal do Cade, responsável pela decisão final.

O parecer da Superintendência-geral também aponta problemas concorrenciais derivados da união de dois dos três principais players capazes de inovar simultaneamente em biotecnologia, melhoramento genético de sementes e defensivos agrícolas, em um mercado no qual a competição ocorre cada vez mais entre soluções integradas. Com aquisição da Monsanto, a Bayer se tornará dominante em elos fundamentais da cadeia das principais culturas, fortalecendo, de forma preocupante, a posição da empresa junto aos canais de distribuição.

A compra da Monsanto pela Bayer anunciada em setembro de 2016, por US$ 66 bilhões, cria a maior companhia integrada de agroquímicos e sementes do mundo.

 
 
 

<<< voltar ao índice