Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 01 de novembro de 2017


Índices de volume de produtos químicos crescem no 3º trimestre

 

Os dados relativos a produção, vendas e demanda por produtos químicos de uso industrial no terceiro trimestre corroboram a expectativa de retomada da economia. A produção cresceu 5,44%, as vendas internas 12,63%, enquanto a demanda interna, medida pelo consumo aparente nacional, teve alta de 8,7%.

Apesar dessa performance, as importações também cresceram no período. Entre julho e setembro de 2017, as importações de produtos químicos de uso industrial subiram 17% sobre o trimestre imediatamente anterior.

No que se refere ao índice de preços, na média de julho a setembro houve deflação nominal de 3,97%, sobre a média de preços praticadas entre abril e maio deste ano. O desempenho internacional dos preços dos produtos químicos vem sendo afetado sobretudo pelo recuo da cotação do barril do petróleo e do gás natural no mercado internacional e também pela modificação da estrutura de suprimento de químicos no mundo, com a liderança maior dos EUA, que antes eram grandes importadores de produtos químicos e hoje estão se tornando cada vez mais exportadores, notadamente em razão de suas matérias-primas e da energia, com o surgimento do shale gas, e passaram a ser vistos como potencialmente atrativos para novos investimentos.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice