Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 22 de março de 2017

Viabilidade de Libra depende de flexibilização de conteúdo local, afirmam Petrobras e Shell

 

O desenvolvimento da primeira fase de Libra irá demandar investimentos da ordem de US$ 5,5 bilhões nos próximos cinco anos. Mas a viabilidade do investimento depende da flexibilização das cláusulas de conteúdo local, alertou o presidente da Petrobras, Pedro Parente, no evento As Perspectivas e Impactos da Nova Política de Conteúdo Local e a Importância da Regulamentação do Waiver, organizado pelo Instituto Brasileiro do Petróleo.

"Pior do que uma supostamente ruim política de conteúdo local e que gera contratos para o pais é uma situação de não haver contrato nenhum", disse Parente.

O presidente da Shell, André Araújo, destacou que a regulamentação do waiver é importante para evitar a judicialização do assunto não só para o projeto de Libra, como para outros projetos. O executivo cita como exemplo a área de Gato-do-Mato, no pré-sal da Bacia de Santos, podem enfrentar problemas semelhante “ É extremamente importante também que na concessão desse waiver haja um aparo legal para gerar tranquilidade aos investimentos”, ressalta o executivo da Shell.

 
 
 

<<< voltar ao índice