Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 10 de março de 2017

Consumo de produtos químicos industriais cresce 7,2% nos últimos 12 meses

 

Os principais indicadores de demanda interna por produtos químicos de uso industrial fecharam os últimos 12 meses, fevereiro de 2016 a janeiro de 2017, com resultados positivos e em ritmo crescente em relação ao mesmo período imediatamente anterior. As vendas internas subiram 4,53% e o consumo aparente nacional subiu 7,2% em relação ao período que compreende janeiro a dezembro de 2016, segundo dados preliminares da Associação Brasileira da Indústria Química - Abiquim.

Parte expressiva dessa performance está associada à base negativa de comparação, uma vez que houve forte declínio da atividade econômica no mercado interno entre 2014 e o primeiro semestre de 2016.

A abertura das parcelas que compõem o consumo aparente nacional também revela como anda a capacidade de competição das empresas instaladas no País em relação às suas congêneres em outras localidades. Nos últimos 12 meses, para os produtos acompanhados na análise do Relatório de Acompanhamento Conjuntural da Abiquim, a produção subiu 4%, exportações cresceram 12,1%, e o volume importado, dos mesmos produtos, teve crescimento de 20%.

Apesar desse crescimento, o nível atual de produção é praticamente o mesmo do registrado dez anos atrás e, no que se refere às vendas internas, o setor ainda está quase cinco pontos abaixo da referência.

O nível de utilização da capacidade instalada em janeiro de 2017 foi de 81%, de acordo com o levantamento da Abiquim.

 
 
 

<<< voltar ao índice