Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 31 de maio de 2017

Geração de energia limpa ampliará demanda por gás natural

 

A busca de soluções para geração de uma energia mais limpa resultará em um aumento de até 50% na demanda por gás natural no mundo até 2040, avalia o superintendente de projetos da Empresa de Pesquisa Energética - EPE, Thiago Barral. Para Barral, o Brasil deve acompanhar esse crescimento, pois já existe um consenso de que a transição energética por aqui será feita também a partir do uso do combustível. A dúvida, diz ele, é sobre sua utilização integrada ou não a outras soluções de geração de energia através de fontes renováveis.

Barral falou durante o International Gas Union Research Conference 2017 - IGRC, realizado na semana passada, no Rio de Janeiro. Segundo ele, o Brasil já está estudando possíveis soluções para a transição energética com o uso do gás natural para a geração termoelétrica.

Para a professora Suzana Kahn, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o gás natural terá um papel fundamental na diminuição da emissão de gás carbônico na geração de energia. “O uso do gás natural se mostra como uma grande oportunidade para diminuir a emissão de CO2 na atmosfera”, afirmou em palestra que discutiu o impacto do uso do energético no meio ambiente.

Além do papel do gás na matriz energética e seu impacto no clima e meio ambiente, o IGRC abordou ainda novas tecnologias e inovações para o setor. O diretor de tecnologia da Engie, Raphael Schoentgen falou do “gás verde”, produzido a partir de biomassa, e do uso de hidrogênio em veículos. Toshiki Shimizu, da Panasonic, apresentou uma tecnologia que já é usada no Japão e que usa o gás para geração de energia elétrica em casas e aquecimento de água. Segundo ele, a iniciativa permite uma redução de até 50% no valor da conta de luz, com baixo impacto ao meio ambiente. Raquel Coutinho, da Petrobras, apresentou os desafios ainda enfrentados pelo setor, como gargalos de infraestrutura, e do potencial de produção de gás no Brasil, a partir da produção do pré-sal.

Considerado o principal evento internacional técnico-cientifico do setor de gás natural, o IGRC foi realizado pelo IBP pela primeira vez no Brasil, em parceria com o International Gas Union - IGU. A edição de 2017 teve o tema “Gás Natural: Catalisando o Futuro”. Por três dias, o evento abordou o papel estratégico da tecnologia no desenvolvimento do mercado de gás.

Ao todo, foram realizadas 12 sessões orais e cinco plenárias que abordaram assuntos relacionados à produção e exploração, transporte de gás, distribuição, utilização de gás industrial, clima, meio ambiente, tecnologia e inovação entre outros.

 
 
 
 
 

<<< voltar ao índice