Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 25 de maio de 2017

Opep prorroga por 9 meses corte na produção

 

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo - Opep decidiu estender os cortes na produção de petróleo até o primeiro trimestre de 2018. Um encontro em Viena, na Austria, reuniu ministros dos países produtores para decidir o tema, na tentativa de manter uma recuperação dos preços do petróleo.

O acordo anunciado em dezembro pela Opep e um grupo de países não-membros impulsionou os preços do barril de petróleo para acima de US$ 50 este ano. Mas as cotações ajudaram a viabilizar a produção de não convencionais nos EUA, mantendo os estoques globais ainda próximos de níveis recordes.

Na avaliação da vice-presidente de Research Macro Oils da Wood Mackenzie, Ann-Louise Hittle, a extensão deixa claro para o mercado de petróleo que a OPEP pretende continuar a apoiar os preços do petróleo em detrimento da quota de mercado. “Esperamos que o preço mais firme do petróleo apoie ainda mais a estreita indústria petrolífera dos EUA em 2018. A decisão de hoje em Viena envia um sinal de apoio contínuo aos preços do petróleo da OPEP, que ajuda os EUA a fazerem planos".

Para o presidente da Petrobras, Pedro Parente, a decisão é favorável para o plano de investimentos da companhia. "Isso nos dá muito mais tranquilidade e resultados para que a gente continue fazendo o nosso programa de investimentos".

 
 
 
 
 

<<< voltar ao índice