Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 24 de maio de 2017

TCU multa gestores da Petrobras por atrasos nas obras do Comperj

 

O Tribunal de Contas da União decidiu multar onze gestores da Petrobras pelo atraso de 23 meses na construção de tubovias do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - Comperj. Os gestores eram responsáveis pelo acompanhamento das obras.

Para a relatora do processo, ministra Ana Arraes, as justificativas dos gestores arrolados no processo não esclareceram os atrasos na obra. “Não se estava a exigir que a alta cúpula fiscalizasse diretamente os contratos ou aplicasse pessoalmente as multas. A audiência indagava quais atos os gestores em questão haviam adotado para gerenciar melhor o empreendimento, que orientações foram repassadas à companhia para solucionar os atrasos e que medidas foram adotadas para contornar os potenciais prejuízos financeiros decorrentes da demora. Isso, entretanto, não foi esclarecido nas justificativas apresentadas, pois os responsáveis em tela, em vez do enfrentamento de tais questionamentos, limitaram-se a invocar sua incompetência em relação à matéria”, afirmou a ministra em seu voto.

De acordo com o TCU, o projeto do Comperj apresentou atraso de 80% em relação ao cronograma original. O processo analisado pelo tribunal avaliou o ritmo de execução do contrato das tubovias e a falta de fiscalização da Petrobras em relação à baixa produtividade da empresa contratada.

 
 
 
 
 

<<< voltar ao índice