Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 18 de maio de 2017

Coteq reúne comunidade tecnológica de diferentes setores

 

A Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos - Coteq reuniu a comunidade tecnológica de diferentes setores industriais e se transformou no maior evento do gênero na América Latina.

Foi uma grande oportunidade para a atualização técnica, intercâmbio de experiências e troca de ideias entre os diversos atores ligados aos Ensaios Não Destrutivos, Inspeção, Integridade de Equipamentos, Corrosão e Pintura, Análise Experimental de Tensões e Comportamento Mecânico dos Materiais.

Foram mais de 250 apresentações técnicas, poster sections, painéis de debates, mesas redondas e palestras que tomaram o dia inteiro desta semana. E para os iniciantes no setor, os minicursos deram uma boa ideia do “Básico de END”, da “Avaliação da integridade estrutural”, da “Análise estrutural numérica utilizando elementos finitos” e das “Falhas induzidas pelo hidrogênio em aplicações de engenharia”. Acrescente-se a isso o Encontro Nacional dos Estudantes - Enest que trouxe palestrantes da Iniciativa Jovem da Shell, da Aceleradora de Startups - ACE, Instituto Gênesis, Petrobras, Accenture, Ouro Negro e IBP.

Mas, para que um evento desse porte pudesse acontecer, trabalharam juntas diversas entidades, capitaneadas pela Abendi: Abraco, IBP, ABCM, FBTS, Promai, PUC-Rio, UFSC, CNPq, AAENDE, Abeeólica, Abifer, Abimaq, Abitam, ABM, Abraman e ABNT.

Uma exposição de produtos e serviços aconteceu em paralelo à parte técnica acadêmica que englobou o congresso de ensaios não destrutivos, uma sessão especial sobre os recursos humanos no setor, um congresso de corrosão e biocorrosão, as novidades sobre dutos, o 2º seminário de acesso por corda, e as duas maiores novidades: Indústria 4.0 e a utilização de drones (veículos aéreos não tripulados) associados a tecnologias que facilitam a inspeção.

 
 
 
 
 

<<< voltar ao índice