Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 08 de maio de 2017

Encontro do Subcomitê IECEx BR do Cobei discute Ciclo Total Vida das Instalações

 

O 1º Encontro Anual sobre Atmosferas Explosivas do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei, realizado na quarta-feira (3) no Auditório do Senai de Mauá / SP, contou com uma mesa redonda intitulada “O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas”, onde foram esclarecidas as dúvidas envolvendo o tema Atmosferas Explosivas.

Antes, especialistas apresentaram palestras sobre o tema. O engenheiro Roberval Bulgarelli, da Refinaria RPBC, apresentou a visão do usuário sobre a segurança durante o ciclo total de vida das instalações Ex. Eduardo Galera, da UL, falou sobre o sistema internacional do IECEx sobre certificação de competências pessoais em atmosferas explosivas.

Wilson Bonato, da NCC Certificações do Brasil, e Roberval Bulgarelli apresentaram o sistema internacional do IECEx para a certificação de empresas de prestação de serviços. Giovanni Hummel, da UL, falou sobre o sistema internacional do IECEx para a certificação de equipamentos elétricos e mecânicos Ex e mostrou um estudo de caso comparativo de certificação nacional, estrangeira e internacional IECEx de equipamentos elétricos Ex.

O IECEx é o sistema internacional da IEC que elabora sistemas de certificação para atmosferas explosivas sob o ponto de vista do ciclo total de vida das instalações Ex. O Cobei representa o Brasil perante o IECEx, atuando com Brazilian National Committee for the IECEx Member Body.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Instalações Elétricas e de Instrumentação Ex do Senai, que conta com oito baias de treinamentos teóricos e práticos sobre as atividades de seleção de equipamentos, montagem, inspeção, manutenção e reparo de equipamentos Ex.

 
 
 

<<< voltar ao índice