Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 07 de junho de 2017

Refinarias devem aumentar investimento em tecnologias digitais, aponta Accenture

 

Quase dois terços dos refinadores planejam aumentar seus investimentos em tecnologias digitais nos próximos três a cinco anos, embora a digital não seja uma das principais áreas de investimento, de acordo com uma nova pesquisa da Accenture.

A pesquisa ainda afirma que novos esforços incidirão no aumento da cybersecurity, já que as tecnologias digitais expõem as refinarias a um risco maior.

O estudo Accenture Connected Refinery – baseado em uma pesquisa global de mais de 200 executivos, líderes e engenheiros – mostra o investimento atual é maior do que há 12 meses. Embora essa despesa esteja prevista para aumentar, apenas 19% classificaram a digitalização como uma das três maiores prioridades para gastar na eficiência e produtividade da planta nos próximos três anos.

Os entrevistados identificam como benefícios mais importantes o gerenciamento de planta mais efetivo (63%), redução do risco operacional (59%) e manutenção preditiva mais eficiente (54 %).

O fato de que as refinarias planejam gastar mais em programas digitais mostra o quanto são cautelosamente otimistas sobre os benefícios incrementais para as operações que as novas tecnologias digitais podem fornecer. Embora também exista preocupação com o custo da implantação, alavancar grandes dados e análises para informações operacionais em tempo real pode ajudar os refinadores a obter o melhor desempenho operacional da sua classe.

Quando solicitado a identificar as tecnologias digitais que geram o maior impacto no desempenho operacional, os entrevistados citaram análises (74 %), cibersegurança (41 %) e mobilidade (38 %).

 
 
 
 
 

<<< voltar ao índice