Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 24 de janeiro de 2017

Conferência da International Gas Union Research será realizada pela primeira vez no Brasil

 

Considerado um dos eventos técnicos mais importantes na indústria do gás natural no mundo, o International Gas Union Research Conference - IGRC será realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 24 e 26 de maio. O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para sediar a edição de 2017 do Congresso, que é promovido a cada três anos, pela International Gas Union. Aqui, ele contará com a organização do Instituto Brasileiro de Petróleo. As inscrições estão abertas e terão um valor promocional para quem a fizer até o dia 28 de fevereiro.

A edição de 2017 do IGRC tem como tema "Gás Natural: catalisando o Futuro". Durante três dias, o evento abordará o papel estratégico da tecnologia no desenvolvimento do mercado de gás. A programação conta com plenárias, apresentação de trabalhos técnicos em sessões orais e pôster, além de visitas técnicas. Ao todo, serão oito sessões orais e quatro plenárias, onde serão discutidos assuntos relacionados à produção e exploração, transporte de gás, distribuição, utilização de gás industrial, clima e meio ambiente, entre outros. Ministrarão as palestras os principais nomes do mercado nacional e de países como França, Irã, Alemanha e Estados Unidos.

Para as apresentações de trabalhos técnicos, foram inscritos 570 resumos, de autores de 25 países. Destes, 429 serão apresentados no evento. O Irã foi o país com o maior número de trabalhos aprovados (197), seguido do Brasil (44). Logo depois vem a Rússia, com 31 trabalhos e a França com 30. Transmissão e distribuição de gás foi o assunto com o maior número de trabalhos inscritos: 136 no total. Os temas exploração e produção, clima e meio ambiente somam 66 e 54 trabalhos, respectivamente.

Para o Secretário Executivo de Gás Natural do IBP, Luiz Costamilan, a organização deste evento no Brasil reconhece o país como um mercado de elevado crescimento na área de gás natural. “O mundo elegeu o gás natural como o combustível de transição imprescindível para uma nova economia, onde as fontes renováveis terão papel de impacto significativo, principalmente para geração de eletricidade. Por isso, o evento será uma excelente oportunidade para discussão de temas voltados à inserção nesta nova realidade. Estamos vivendo um momento desafiador”.

 
 
 

<<< voltar ao índice