Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 12 de janeiro de 2017

Petróleo inicia retomada dos investimentos com o dobro de projetos

 
 

2017 será o alvorecer de uma recuperação para o setor de petróleo e gás, avalia a consultoria Wood Mackenzie. Embora o ano ainda carregue uma miríade das incertezas - dos cortes da produção acordados na Opep e protocolos firmados no Acordo de Paris à nova administração nos EUA, também inaugura um otimismo com a retomada de projetos.

Depois de dois anos de retração, os gastos em exploração e produção crescerão 3%, para US$ 450 bilhões, estima a consultoria. Em comparação com 2014, esse montante é 40% menor, refletindo a profunda redução de custos e uma preferência por projetos menores e incrementais.

Os custos já caíram, em média, 20% em média, e uma redução adicional de 3% a 7% é esperada este ano. Isso abrirá o caminho para uma duplicação do número de projetos aprovados em relação ao ano passado.

Os projetos de águas profundas permanecem mais desafiados – dos 40 maiores projetos em fase anterior à Decisão Final de Investimento, cerca de metade não atingiu uma Taxa Interna de Retorno de 15% com o barril custando US$ 60.

 
 
 

<<< voltar ao índice