Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 14 de fevereiro de 2017

Sistema de tratamento de água fornecido à Braskem recebe prêmio Ecomagination

 

A unidade móvel de osmose reversa instalada na planta da Braskem no polo do ABC / SP foi contemplada pela Ecomagination, premiação concedida pela GE que homenageia iniciativas que alcançam o equilíbrio entre a eficiência da produção industrial e os desafios de sustentabilidade.

O sistema implementado é montado dentro de containers, o que facilita a mobilidade e a agilidade no processo de instalação. A instalação “plug and play” do container permitiu uma partida rápida do sistema e disponibilidade imediata de água permeada de baixa condutividade a qual é utilizada no sistema de geração de vapor.

A economia de água potável foi um dos resultados positivos que levou a Braskem a ser reconhecida pelo prêmio Ecomagination. A empresa utilizava água clarificada para alimentação do sistema de troca iônica e, após a instalação do processo de osmose reversa, que opera com água de reuso, passou a economizar cerca de 128.115 m³ de água clarificada por ano – o que representa um ganho de mais de US$ 1 milhão ao ano.

 
 
 

<<< voltar ao índice