Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 28 de agosto de 2017


Ibama rejeita estudo ambiental da Total para exploração na Foz do Amazonas

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama informou que necessita de mais informações para conceder licença ambiental para a Total explorar blocos de petróleo na Foz do Amazonas.

O órgão afirmou que já requisitou informações três vezes para entender as ações para mitigar riscos ambientais na região. Caso a Total não atenda os pontos listados no parecer, o processo de licenciamento será arquivado.

Em despacho assinado na noite desta segunda-feira (28), a presidente do Ibama, Suely Araújo, listou pendências apontadas em parecer técnico que impedem a emissão de licença e solicitou complementações. "A modelagem de dispersão de óleo, por exemplo, não pode deixar qualquer dúvida sobre os possíveis impactos no banco de corais e na biodiversidade marinha de forma mais ampla".

Suely também destaca a necessidade de tratativas internacionais relacionadas aos potenciais riscos transfronteiriços no licenciamento da perfuração marítima e a interlocução com Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela, além de arquipélagos caribenhos.

"Em face de o Ibama já ter realizado neste processo de licenciamento três reiterações do pedido de complementação do estudo ambiental, caso o empreendedor não atenda os pontos demandados pela equipe técnica mais uma vez, o processo de licenciamento será arquivado", finaliza a presidente do Instituto.

 
 
 

<<< voltar ao índice