Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2017


Digital pode revolucionar toda cadeia de petróleo e gás, afirma consultor

 

O digital pode revolucionar toda a cadeia da indústria de petróleo e gás. Foi o que disse Francesco Fazio, consultor da Deloitte/Doblin nesta segunda-feira (21), no primeiro dia O&G TechWeek— evento brasileiro pioneiro promovido pelo setor focado em tecnologia e tendências para o futuro do setor de óleo e gás. Para o consultor, dados são o novo petróleo, mas é preciso resistir à tentação de começar a mudança diretamente por eles.

“A inovação é uma jornada na qual primeiro é preciso mudar a maneira de pensar e o comportamento da empresa, depois focar e finalmente chegar à tecnologia”, afirmou. Fazio disse que as empresas do setor de petróleo e gás ainda têm uma baixa maturidade tecnológica. Hoje, o setor pode capturar US$ 1,6 trilhão com a transformação digital, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Jorge Camargo, a indústria não vai poder mais se dar ao luxo de ser conservadora. “As empresas vitoriosas nesse novo contexto serão as que enxergarem mais longe os novos rumos da tecnologia e que tiverem a coragem de abraçar essa tecnologia”.

“Hoje há empresas de táxi sem táxi, de livros sem livrarias e empresas tradicionais que acabaram”, lembrou o diretor-executivo de assuntos corporativos da Petrobras, Hugo Repsold. O executivo ressaltou que a tecnologia está criando novas oportunidades, e as empresas que não embarcarem nelas ficarão para trás. “Não existe a transformação digital por si só, existe ganhar eficiência, valor, segurança, redução no impacto ao meio ambiente, existe tornar as coisas melhores”.

Cesar Taurion, CEO da Kick Ventures, lembrou que nosso pensamento é linear e tendemos a ver o futuro assim. Mas hoje a evolução é exponencial, as inovações chegam de forma caótica. Jesus Pacheco, da Siemens, diz que a digitalização significa mudar a forma como as empresas trabalham não só internamente, mas também com fornecedores e consumidores”.

Roberto Murilo Carvalho de Souza, CIO da Petrobras lembrou que tudo isso deve vir junto com a segurança da informação. Sobre o assunto, Jochanan Sommerfeld, CEO da Comsec, afirmou que é preciso considerar o fator humano, pois hoje há falta de especialistas e de conscientização sobre o assunto.

“A inovação precisa permear todas as áreas”, disse Luis Liguori, CTO da IBM.

A O&G TechWeek é realizada até sexta-feira (25), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

 
 
 
 

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