Notícias 2017 - Revista Petro&Química
 

São Paulo, 28 de abril de 2017

Demanda por produtos químicos de uso industrial cresce no 1º trimestre

 

Os principais índices do segmento de produtos químicos de uso industrial apontam um bom início de ano para o setor.

O índice de produção cresceu 3,86% nos três primeiros meses de 2017, quando comparado com o deprimido resultado registrado no primeiro trimestre do ano passado. As vendas internas tiveram elevação de 0,90% e o consumo aparente nacional foi 18,5% maior, de acordo com dados preliminares da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim.

Com relação ao índice de preços, houve elevação de 10,70% no acumulado do primeiro trimestre deste ano. Já a taxa de utilização da capacidade instalada ficou em 79% na média dos primeiros três meses do ano, um ponto acima da registrada em igual período do ano passado, sobretudo pela ocorrência de paradas programadas para manutenção.

Segundo a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, há alguns anos as inúmeras oportunidades que a elevação da demanda interna tem trazido ao País estão sendo aproveitadas por importados. “Esse círculo vicioso tem se agravado pela diminuição da demanda mundial por produtos químicos, que tem gerado excedentes exportáveis para Países cuja demanda interna ainda está em ascensão, caso do Brasil; pela matéria-prima nacional não competitiva em relação a outros países; pela tarifa de energia excessivamente alta; e pelo câmbio ainda favorável às importações”.

 
 
 

<<< voltar ao índice