São Paulo, 07 de outubro de 2016

Indústria do Petróleo entrega mapeamento ambiental ao governo

 

O Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna), elaborado em parceria entre o governo federal e o Instituto Brasileiro de Petróleo, foi apresentado em Brasilia, na última terça-feria.

Na ocasião, o IBP selou um trabalho de quatro anos em cooperação com o Ibama, ao entregar o Mapeamento Ambiental para Resposta e Emergência no Mar - Marem. A ferramenta permite o monitoramento de espécies de fauna presentes em toda costa brasileira e áreas offshore vulneráveis a vazamentos acidentais de óleo, além do mapeamento das áreas e grupos prioritários à proteção.

Durante a apresentação do mapeamento, o secretário-executivo de Exploração e Produção do IBP, Antônio Guimarães, destacou que esse banco de dados é único no Brasil e permitirá avanços não só para a indústria do petróleo. “O fruto dessas informações que disponibilizamos por meio do Marem já vem sendo utilizada em benefício do licenciamento ambiental. Também são acessados por universidades e ONGS”.

Guimarães também destacou o investimento feito para concluir esse trabalho, que consumiu R$ 8 milhões. Criado com o objetivo de se integrar ao sistema de monitoramento do Ibama, esse banco de dados pode ser acessado de qualquer lugar do país e reúne mais de 70 mil registros fotográficos da fauna, além de ambientes e praias do Brasil. São 7 mil km de costa brasileira mapeados, 2.100 localidades e 19 cidades.

Na ocasião, o Ibama apresentou o PAE-fauna, que é dividido em três partes: Manual de Boas Práticas, o Marem e o Plano do Ibama – que estará aberto para consulta pública até 4 de dezembro.

 
 
 

<<< voltar ao índice