São Paulo, 06 de outubro de 2016

Governo autoriza construção de gasoduto no interior de SP

 

O governador Geraldo Alckmin autorizou a construção do gasoduto que ligará Itápolis a Catanduva. A publicação do Decreto de Utilidade Pública – DUP acontecerá nesta sexta-feira, 7, no Diário Oficial. De acordo com o decreto, a GasBrasiliano, concessionária de gás natural da região, terá áreas de 10 metros de largura para instituição de faixas de passagem de dutos de gás natural nos municípios de Itápolis, Santa Adélia, Pindorama e Catanduva.

Catanduva possui quatro distritos industriais onde funcionam mais de 340 indústrias. Próximo ao traçado do projeto situa-se o município de Pindorama, onde também foi prospectada uma importante demanda de gás natural para aplicação em indústrias metalomecânica.

O projeto da GasBrasiliano, será executado em três etapas e prevê a implantação de aproximadamente 82 Km de rede, com investimento de R$ 60 milhões.

A primeira etapa, será a construção de mais de 10 quilômetros de rede para atendimento ao município de Catanduva, por meio de GNC ou GNL, que será injetado na rede local para distribuição aos consumidores via gasoduto. Já há contratos de fornecimento de gás natural com clientes industriais do segmento de alimentos e bebidas, que contarão com o gás natural no segundo semestre de 2017. Está prevista também a ligação de um posto de combustível para fornecimento de GNV.

A segunda etapa contempla a extensão de 56 quilômetros de rede de distribuição partindo de Itápolis até Catanduva, que será integrada à rede construída na primeira etapa. Com isso, Catanduva contará com a chegada do gás natural canalizado. As obras desta etapa deverão iniciar em 2017, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2018.

Já a terceira etapa contempla a expansão da rede dentro do município. O estudo de mercado realizado pela GasBrasiliano em Catanduva identificou 25 indústrias com potencial de consumo de gás natural, as quais representam um potencial de consumo de 220 mil m³ por dia.

 
 
 

<<< voltar ao índice