São Paulo, 03 de outubro de 2016

Programa “Compromisso pela Vida” pretende reduzir acidentes na Petrobras

 

O programa “Compromisso pela Vida”, lançado hoje pela Petrobras, pretende reduzir o número de acidentados, atualmente em 2,2 acidentados por milhão de homens-hora em operações para 1,4 em 2018, incluindo casos em que não é necessário o afastamento do trabalho. Em 2021, deve chegar a 1 acidentado por milhão de homens-hora em operações.

O programa é a principal iniciativa do novo planejamento 2017-2021 quanto à métrica de segurança, uma das duas principais da companhia, junto com a financeira. Já a métrica financeira tem o objetivo de reduzir pela metade até 2018 a dívida líquida em relação à geração de caixa operacional.

O “Compromisso pela Vida” foi concebido com base na análise dos resultados de avaliações e auditorias da gestão de segurança na companhia e das causas básicas identificadas no processo de investigação de acidentes ocorridos nos últimos anos. Ele contempla quatro pilares, sendo um deles o reforço da segurança de processos, com iniciativas como o compromisso da liderança, a capacitação da força de trabalho, fiscalização de serviços contratados, análise de risco de tarefas e instalações, disciplina operacional, conformidade com procedimentos e inspeção e manutenção.

Outro pilar é o de que os padrões de segurança deixam de ser sugestões e viram obrigações. Igualmente importante é o sistema de consequências que vai reconhecer e recompensar as atitudes que mais contribuem para um ambiente de trabalho seguro e coibir tanto erros quanto violações deliberadas das regras. Por fim, há a base de ações integradas, envolvendo todas as áreas da companhia e todas as empresas controladas.

 
 
 

<<< voltar ao índice