São Paulo, 30 de movembro de 2016

Fabricantes de equipamentos pedem isonomia tributária em relação aos itens importados

 

Diante da provável aprovação da extensão do Repetro – regime especial aduaneiro para importações de equipamentos para o setor de óleo e gás – os fabricantes brasileiros pleiteiam a isonomia tributária. Essa foi a proposta sugerida pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos ao Pedefor - Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva, ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural.

A entidade já se posicionou contraria a regimes especiais. Mas, no caso do Repetro, solicitou que a isenção fosse dada apenas aos equipamentos importados. “Entendemos que a extinção poderia criar problemas, então sugerimos um regime que concedesse redução de impostos, mas sem privilegiar o importado sobre o nacional”, afirmou o diretor de Competitividade da Abimaq, Mario Bernardini.

Hoje a Abimaq apresentou o nível de atividade dos dez primeiros meses de 2016 – o nível de utilização da capacidade instalada atingiu em outubro 63,4%, e a carteira de pedidos caiu para 2,5 meses, os menores valores dos últimos 17 anos. Apenas este ano, o setor de máquinas e equipamentos já fechou 17 mil postos de trabalho. Com a queda de 26,4% na demanda interna, os fabricantes registraram receita 26% menor no ano.

 
 
 

<<< voltar ao índice