São Paulo, 03 de novembro de 2016

Astronautas utilizam Plástico Verde da Braskem em Estação Espacial Internacional

 

O Plástico Verde da cana-de-açúcar agora é utilizado para a criação de peças no espaço, graças a uma parceria da Braskem com a Made In Space, empresa norte-americana que desenvolveu impressoras 3D para operação em gravidade zero e fornecedora da Nasa. A tecnologia permite a manufatura de ferramentas e peças de reposição no espaço em resina de origem renovável, dando mais autonomia às missões espaciais.

A primeira peça com a matéria-prima criada fora da Terra foi um conector de tubos para irrigação de vegetais fabricado na Additive Manufacturing Facility - AMF, primeira impressora 3D comercial permanentemente alocada no espaço. O equipamento, que irá confeccionar diversos tipos de peças com o Plástico Verde, está na Estação Espacial Internacional – ISS e foi desenvolvido pela Made In Space com o apoio do Center for the Advancement of Science in Space - CASIS.

Há mais de um ano, a equipe de Inovação e Tecnologia da Braskem trabalha ao lado da Made In Space no desenvolvimento de uma solução em para a impressão 3D em ambientes de gravidade zero. A parceria possibilita aos astronautas receber, no espaço, um e-mail com o design digital de peças e imprimi-las.

O polietileno da Braskem foi escolhido para o projeto por reunir características como flexibilidade, resistência química e reciclabilidade, além de ser de fonte renovável.

O projeto deverá impulsionar o desenvolvimento de soluções que vão além da manufatura no espaço, criando oportunidades de desenvolvimento de soluções específicas para impressão 3D.

 
 
 

<<< voltar ao índice