São Paulo, 03 de maio de 2016

JIP aponta viabilidade de energia eólica para injeção de água

 

A geração de energia eólica para injeção de água é tecnicamente viável e oferece uma alternativa de custo competitivo, apontou o Joint Industry Project – JIP WIN WIN stands for Wind powered Water Injection, liderado pela DNV GL.

ExxonMobil, ENI, Nexen, Statoil, VNG, PG Flow Solutions e ORE Catapult têm trabalhado no JIP desenvolver o conceito de utilização de turbinas eólicas flutuantes para alimentar um sistema de injeção de água e avaliar sua viabilidade técnica e comercial.

Os custos foram comparados com uma alternativa convencional, onde a água é injetada através de uma linha de fluxo a partir da plataforma. Embora a tecnologia WIN WIN tem maior despesas operacionais (opex), o investimento (capex) menor equilibra a equação no longo prazo e apresenta uma alternativa às plataformas que tenham limites de espaço para instalar sistemas de injeção ou em que os poços estejam localizados distantes. "Para o exemplo de caso específico avaliado no relatório, nós estamos olhando para uma economia de custos potencial de aproximadamente 20 por cento em comparação com uma solução convencional. Isto, claro, variam muito entre os casos ", diz o líder do segmento de turbinas eólicas flutuantes no DNV GL, Johan Sandberg.

Na Fase 2 do estudo, a DNV GL vai testar os subsistemas críticos para garantir que os componentes ofereçam desempenho satisfatório ao longo do tempo.

 
 
 

<<< voltar ao índice