São Paulo, 13 de junho de 2016

Abiquim lança ferramenta para análise de risco de produtos químicos

 

A Associação Brasileira da Indústria Química desenvolveu a ferramenta “Análise Qualitativa de Risco Elementar da Abiquim” – Aquarela, com o objetivo de auxiliar as empresas do setor na implantação de práticas de gerenciamento e comunicação dos impactos e riscos inerentes aos produtos.

A Aquarela é a primeira ferramenta brasileira voltada para a análise de riscos dos produtos químicos e foi desenvolvida pela Comissão de Gerenciamento de Produto da Abiquim.

A ferramenta foi apresentada como parte do processo de gestão segura de produtos químicos no curso “Análise de riscos de produtos químicos”. Segundo Camila Hübner Barcellos, assessora de Assuntos Regulatórios da Abiquim, a ferramenta ajudará pequenas e médias empresas a gerenciar o impacto dos produtos. “As grandes companhias já possuem ferramentas, porém elas são complexas para serem operadas pelas empresas menores e a análise dos riscos dos insumos químicos é uma obrigação internacional desde a Rio 92. O gerenciamento dos impactos dos produtos também é uma das exigências do Programa Atuação Responsável e a Aquarela poderá ser usada por todos os associados para desenvolver essa parte do programa”, explica.

A ferramenta Aquarela já tem registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI e usa o GHS – Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Comunicação de Perigos de Produtos Químicos.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice