São Paulo, 28 de julho de 2016

ANP entrega Prêmio de Inovação Tecnológica

 

A formulação de pasta de cimento para poços de petróleo onde há CO2 rendeu à Schlumberger e à Petrobras o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. Os vencedores foram anunciados hoje, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro.

O projeto Cimento Autorreparável com CO2 foi o vencedor da Categoria 3 - Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por Empresa Fornecedora de Grande Porte do Segmento de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis em Colaboração com Empresa Petrolífera. O aumento da garantia da integridade do poço na presença de CO2 – presente no reservatório ou injetado no poço para recuperação secundária – ocorre pelo fechamento de fissuras ou microanulares no cimento solidificado pelo contato com CO2, que aciona o efeito de autorreparação no próprio cimento.

Também foi premiado o projeto Pig Palito para Inspeção de Dutos Submarinos Multisize, desenvolvido pela PUC-Rio e Petrobras, na Categoria 1 - Inovação Tecnológica Desenvolvida no Brasil por Instituição de Ciência e Tecnologia Nacional em Colaboração com Empresa Petrolífera. O Programa de Diagnóstico de Problemas de Perfuração em Tempo Real - PWDa, desenvolvido em parceria pela ESSS, UCL, UFRRJ, UTFPR e Petrobras, receberam o prêmio na Categoria 2 - Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por Micro, Pequena ou Média Empresa do Segmento de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis em Colaboração com Empresa Petrolífera.

Também foi entregue uma menção especial ao projeto Sistema Automático de Amostragem Contínua em Linha Para Mistura de Combustíveis Líquidos, do servidor da ANP Diego Rocha Rebelo.

Nesta edição do Prêmio, o professor Osvair Vidal Trevisan, da Unicamp, foi homenageado como Personalidade Inovação.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice