São Paulo, 04 de julho de 2016

Parceria entre Senai, UFPR e Universidade de Aveiro desenvolve revestimento inteligente

 

Uma parceria entre o Senai no Paraná, a Universidade Federal do Paraná - UFPR e a Universidade de Aveiro, de Portugal, desenvolve no Brasil uma inovação em revestimento de estruturas metálicas, à base de tinta anticorrosiva. As três instituições realizam pesquisas para criar um revestimento inteligente que controla a corrosão dos metais expostos a meios agressivos. O objetivo é desenvolver um revestimento ativo que dê uma resposta à ação de oxidação do meio ambiente sobre a estrutura metálica. A pintura recebe cápsulas poliméricas, com ingredientes ativos que são acionados para inibir a corrosão. O projeto tem duração de três anos e deve ser finalizado em 2017.

As cápsulas desenvolvidas para esse revestimento são estímulo-responsivas. As cápsulas são sensíveis à variação do pH – quando o pH muda o polímero, que é a capa da cápsula, se dissolve e libera o inibidor. A estimativa é de que haja aumento de 20% a 30% no tempo em que a pintura permanece protegida dos efeitos do meio agressivo, dependendo do ambiente em que a estrutura metálica será exposta.

O projeto nasceu dentro do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica no ano passado, e foi submetido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências dos Materiais - PIPE da UFPR ao edital da Capes, na modalidade Pesquisador Visitante Especial. Com isso, o projeto tem a participação do professor Mario Guerreiro da Silva Ferreira, da Universidade de Aveiro, que realiza visitas periódicas ao país. O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica participa com toda a infraestrutura laboratorial e a UFPR com sua estrutura acadêmica e de pós-graduação. O projeto já possui alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado realizando pesquisas com o novo revestimento.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice