São Paulo, 23 de fevereiro de 2016

Investidores tem valorizado petroleiras que demonstrem disciplina de capital, aponta estudo do BCG

 

A redução dos orçamentos das petroleiras deve se repetir pelos próximos cinco anos. É o que apontou o estudo “Big Oil's Road to Reinvention”, produzido pela BCG.

O estudo aponta que as empresas de petróleo devem promover mudanças estruturais no modelo de negócio que devem incluir: uma alteração radical em sua cultura, modelo de operação e portfólio.  A capacidade de criar valor desapontou os investidores nos últimos cinco anos. Hoje, o mercado está recompensando empresas que demonstram disciplina de capital e geração de fluxo de caixa.

Três pontos do modelo de negócio tem sido questionados: os custos de operação triplicaram nos últimos 15 anos, um aumento de 8% ao ano, o projeto de execução é fraco – a barreira mais flagrante para criação de valor das companhias de petróleo tem sido sua falta de habilidade para criar novos recursos de eficiência de capital – e os resultados de exploração têm sido desapontantes – os gastos com exploração para as maiores empresas juntas quadruplicaram, de US$ 25 bilhões por ano para quase US$ 100 bilhões, mas os níveis de descobertas não mudaram, cerca de 20 bilhões de barris de petróleo equivalente.

Como resultado, mesmo com a evolução dos preços do barril entre 2002 e 2014, as margens reduziram – de 2012 a 2014, a média anual de margem do lucro líquido para as grandes empresas de petróleo caiu de 8% para 5,2%.

 
 
 

<<< voltar ao índice