São Paulo, 01 de fevereiro de 2016

Vaca Muerta será uma das áreas de maior sucesso fora da América do Norte, afirma IHS

 

A consultoria IHS Energy acredita que a formação de Vaca Muerta, na Bacia de Neuquén, na Argentina, será uma das áreas de maior sucesso para exploração de não convencionais fora da América do Norte.

Para ser bem-sucedida, no entanto, terá de atrair muitos mais operadores, prestadores de serviços e investidores, afirma o relatório The Vaca Muerta Insight Series, produzido pela IHS.

A formação ainda está em estágio inicial de desenvolvimento, a com a produção se aproximando dos 50 mil barris de óleo equivalente por dia. "Estamos muito no início do desenvolvimento desta área, como uma curva de aprendizagem para os operadores, particularmente ao se afastar da área de Loma Campana", disse o diretor de Pesquisas da IHS Energy, Graham Bliss.

Os trabalhos exploratórios são conduzidos pela estatal YPF, algumas majors internacionais, como ExxonMobil, Chevron e Shell, e pequenas companhias independentes argentinas, em uma área de pouco mais de 115 mil km2. Na área, pouco mais de 400 poços foram perfurados – e menos de 10% deles são horizontais.
 
 
 

<<< voltar ao índice