São Paulo, 23 de dezembro de 2016

Projeto aproveita lodo de termelétrica como matéria prima para cerâmicas

 

Até quatro toneladas diárias de lodo geradas pela termelétrica Jesus Soares Pereira agora poderão ser transformadas em produtos cerâmicos. Trata-se de um projeto de aproveitamento do resíduo, fruto de convênio entre a Petrobras e o Centro de Tecnologia do Gás e Recursos Renováveis – CTGás-ER.

Antes, o lodo era transportado para um aterro sanitário no município de Ceará Mirim, a 175 quilômetros da termelétrica, localizada no município de Alto do Rodrigues / RN. Agora é aproveitado como matéria-prima na fabricação de tijolos, em uma indústria, no município de Pendências, a 22 quilômetros da usina.

Para a Petrobras o projeto proporciona uma economia de cerca de R$ 400 mil por ano com a redução de mais de 90% dos custos de gestão do resíduo. A Cerâmica Parciama, onde o lodo é utilizado, também reduziu o consumo de 90 mil litros de água, com o reaproveitamento da água contida no lodo – o lodo possui cerca de 85% de água.

O projeto teve duas fases de pesquisas. Na primeira etapa, testes laboratoriais comprovaram que a adição do lodo à massa cerâmica não afetaria as propriedades do produto final. Os testes em escala industrial tiveram o objetivo de verificar a eficiência da homogeinização da massa cerâmica com o resíduo e a qualidade do produto final. Com a utilização do resíduo, a fábrica aumentou a sua produção em 25 mil tijolos por dia.

 
 
 

<<< voltar ao índice