São Paulo, 21 de dezembro de 2016

Petrobras acerta cessão de ativos para a Total

 
A diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, detalha a parceria, na apresentação feita pelos presidentes da Petrobras, Pedro Parente, e da Total, Patrick Pouyanné

A Petrobras fechou com a Total a cessão de 35% do bloco BM-S-9 e 22,5% do bloco BM-S-11, no pré-sal da Bacia de Santos, além de 50% das usinas termelétricas Rômulo de Almeida e Celso Furtado e o compartilhamento de terminal de regaseificação da Bahia, em um negócio estimado em US$ 2,2 bilhões.

O acordo prevê ainda estudos conjuntos nas áreas exploratórias da Margem Equatorial e na área sul da Bacia de Santos, onde a Total já mantém atividades.

A cessão anunciada hoje é um desdobramento do acordo firmado em outubro entre as duas empresas, e, segundo o presidente da Petrobras, Pedro Parente, não desrespeita determinação do Tribunal de Contas da União para que a companhia suspenda a venda de ativos.

No bloco BM-S-9 – onde está localizado o campo de Lapa, que começou a produzir esta semana – a Petrobras ainda terá 10% da concessão. A Shell, com 30%, e a Repsol, com 25%, são parceiros da Petrobras na concessão. No BM-S-11 está a área de Iara - campos de Sururu, Berbigão e Oeste de Atapu. A Petrobras continuará como operadora da concessão, detendo 42,5% de participação. Os outros parceiros são a Shell, com 25%, e a Galp, com 10%.

A transação prevê ainda a opção de a Petrobras assumir 20% de participação no bloco 2 da área de Perdido Foldbelt, no Golfo do México, adquiridos pela Total em parceria com a Exxon, na rodada promovida pelo México no início do mês.

 
 
 

<<< voltar ao índice