São Paulo, 08 de dezembro de 2016

Movimento Produz Brasil debate conteúdo local

 

O Movimento Produz Brasil, coalizão formada por 14 instituições, pretende valorizar a inserção sustentável dos fornecedores nacionais, defender o conteúdo local como um dos mecanismos de política industrial e ressaltar a contribuição da produção nacional na geração de emprego, renda e arrecadação de impostos para o país.

Diante da recente ameaça de mudança na política nacional de petróleo e gás, as entidades temem que investimentos favoreçam empresas estrangeiras. De acordo com o Movimento, entre 2011 e 2014, foram investidos mais de US$ 20 bilhões na ampliação da capacidade instalada, de forma a atender às futuras demandas com a implantação de bases de empresas de origem estrangeira no Rio de Janeiro.

“É um contrassenso ver que hoje, após quase 20 anos de investimentos na cadeia produtiva, tenha se iniciado um processo de vilanização do conteúdo local. Se essas empresas fecharem ou forem embora o que vai ser dos trabalhadores? Vamos liquidar as empresas que passaram quase duas décadas investindo para atender a essas demandas? Estamos falando do extermínio de milhares de postos de trabalho”, disse o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, na cerimônia de lançamento do Movimento.

Fazem parte da campanha a Associação Brasileira de Consultores de Engenharia, a Associação Brasileira de Engenharia Industrial, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica, a Associação Brasileira das Indústrias de Tubos e Acessórios de Metal, Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos, o Instituto Aço Brasil, o Sindicato Nacional da Indústrias da Construção e Reparação Naval e Offshore e as federações de indústrias de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 
 
 

<<< voltar ao índice