São Paulo, 31 de agosto de 2016

Petrobras economiza US$ 2 bilhões em construção de poços marítimos

 

A Petrobras economizou cerca de US$ 2 bilhões na atividade de construção de poços marítimos entre os anos de 2013 e 2015, com a implantação de um programa dedicado à redução de custos nessa atividade, o PRC-Poço. Os dados foram divulgados pelo gerente geral de Construção de Poços Marítimos para a Bacia de Santos, Renato Pinheiro, durante o workshop “Competitividade dos Projetos Offshore do Brasil”.

Um dos principais fatores que contribuíram para a economia alcançada pelo programa é resultado da redução progressiva do tempo de construção dos poços marítimos.

"Imaginávamos inicialmente que cada poço no pré-sal levaria mais de 200 dias para ser construído devido à complexidade do cenário. Em 2010, a duração média era de aproximadamente 310 dias. Com o passar dos anos, acumulamos um conhecimento gigantesco e em 2016 esses poços levam em média 92 dias no tempo total de construção", afirmou Pinheiro.

A redução de cerca de 70% de 2010 a 2016 se deve, principalmente, à utilização de sondas de última geração que operam de forma automatizada, brocas especiais para rochas carbonáticas e uso de informações em tempo real, combinadas a um esforço concentrado em gestão de pessoas, projetos, processos, tecnologias e contratos.

Renato Pinheiro disse que alguns poços no pré-sal foram perfurados no tempo recorde de 28 dias e completados em 15 dias, nos campos de Lula e Sapinhoá, localizados em plataforma salina mais estável e onde a Petrobras já acumulou um conhecimento bastante elevado. Já as áreas de Libra e da Cessão Onerosa, também no pré-sal, apontam para uma duração média maior de construção de poços, devido às características mais instáveis de sua geologia e com menor conhecimento acumulado.

“O PRC-Poço não só acelerou a experiência da perfuração e completação dos poços do pré-sal como também estendeu o conhecimento a outras campanhas de construção, manutenção e abandono de poços da companhia nas Bacias de Campos e Espírito Santo. Trata-se de um programa vivo, em constante evolução, cujo principal legado é a integração multidisciplinar das áreas da Petrobras e fornecedores, envolvendo especialistas em reservatórios, logística, suprimento, contratação e projetos, dentre outros”.

 
 
 
 

<<< voltar ao índice