São Paulo, 29 de abril de 2016

Demanda por produtos químicos cai 5,5% no primeiro trimestre

 

O consumo aparente nacional de produtos químicos de uso industrial – importante indicador de demanda – teve retração de 5,5% nos primeiros três meses do ano quando comparados com os números registrados no início de 2015. A produção caiu 0,93% enquanto as vendas internas declinaram expressivos 6,69%, nas mesmas bases. De acordo com informações preliminares da Associação Brasileira da Indústria Química - Abiquim, em termos históricos, os patamares médios de volumes dos três primeiros meses deste ano expressam um dos piores períodos dos últimos dez anos.

As importações também apresentaram resultados negativos, com queda de 2,07% no mesmo período. Se excluídos os produtos do grupo intermediários para fertilizantes, as importações apresentam recuo de 13,62%.

A única variável positiva nesses três primeiros meses é a evolução das vendas externas, que subiu 46,3% sobre igual período do ano anterior. De acordo com a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, a quantidade maior de exportações vem ajudando a manter a produção estável e em patamares mais seguros de operação. Na média desses primeiros três meses, a taxa de ocupação da capacidade instalada da indústria química instalada no Brasil ficou em 76%, três pontos abaixo daquela registrada em igual período de 2015.

Para a diretora da Abiquim, a parte mais expressiva da retração da demanda está associada à contração da atividade econômica nacional.

 
 
 

<<< voltar ao índice