Rio de Janeiro, 14 de abril de 2016

ANP estuda flexibilizar regras para atrair investimentos

 

Preocupada com a queda dos preços do petróleo, a Agência Nacional do Petróleo estuda mudanças nas exigências dos contratos de concessão, de forma a tornar mais atraentes as próximas rodadas de licitações. Os estudos englobam tanto os novos contratos quanto os contratos assinados nas Rodadas zero e de um a dez.

Para as próximas rodadas, a ANP poderá reduzir o tamanho dos blocos exploratórios e os investimentos mínimos obrigatórios.

“A ANP pode exigir nas próximas licitações programas exploratórios mínimos menos agressivos. Em vez de pedir unidades de trabalho correspondentes a poços exploratórios logo no primeiro momento, podemos considerar o risco envolvido, o preço mais baixo e ver se é oportuno exigir a perfuração de um poço exploratório”, explicou a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard.

Magda participou da solenidade de posse do novo diretor da ANP, Aurélio Amaral. A diretora disse que as propostas de flexibilização dos contratos já existentes ainda deverão passar por uma análise jurídica e ser submetidas ao Ministério de Minas e Energia.

 
 
 

<<< voltar ao índice