São Paulo, 05 de abril de 2016

Setor entra em terceiro estágio de desenvolvimento tecnológico, aponta DNV GL

 

O futuro do setor de petróleo e de gás parece cada vez mais automatizado, digital e inteligente, indica o novo relatório Technology Outlook, publicado hoje pela DNV GL. O relatório avalia os sistemas e processos que o setor e outras indústrias irão implantar até 2025, como empresa opera em um mundo cada vez mais interconectado.

Segundo o relatório, as empresas devem esperar evoluções específicas em sistemas subsea, operações de perfuração e poço mais eficientes, e inspeção autónoma de dutos.

O relatório prevê uma matriz energética cada vez mais diversificada ao longo dos próximos dez anos, como o consumo global aumentando em até um quinto, pressões sobre os custos e a imperiosa redução das emissões de CO2.

As tecnologias de petróleo e gás em desenvolvimento previstos para entrar em operação até 2025 incluem: operações de perfuração totalmente automatizadas, completação simplificada e inteligente, sistemas tie-in subsea inteligentes, inspecção autónoma de gasodutos, polímeros biodegradáveis para recuperação avançada de petróleo, menor uso de sondas em operações de plugging e abandono, e GNL como combustível para caminhões e trens.

"A crise de custos na indústria do petróleo e gás passou por duas etapas, primeiro olhando para cortes de custos óbvios através de negociações de contratos e redução de pessoal, e em seguida procurando compartilhar a carga sobre as questões da indústria e a padronização. Estamos agora prestes a entrar numa terceira fase, caracterizada por uma vontade de se abrir para novas idéias que podem remodelar os processos industriais. Acreditamos que, no longo prazo, os sistemas de produção e processamento offshore estarão se deslocando para o fundo do mar como uma alternativa rentável e segura para plataformas e embarcações", disse o diretor da DNV GL para o segmento de Subsea e Floaters, Bjørn Søgård.

Sistemas submarinos têm sido tradicionalmente bastante simples a partir da perspectiva de controle e monitoramento. Esta simplicidade permitiu que sistemas submarinos entregassem produção confiável de 5.000 poços em todo o mundo. Atualmente, a integridade e os principais parâmetros de vazão dos sistemas subsea são monitorados a partir salas de controle remoto 24/7, mas de acordo com o relatório DNV GL, em 2025 soluções submarinas são esperados para confiar activamente na análise de monitoramento e de dados; "A digitalização será um divisor de águas, também para subsea, em 2025, ajudando a indústria a alcançar condições de vazão ideais para a produção estável", ressalta Søgård.

 
 
 

<<< voltar ao índice