São Paulo, 22 de outubro de 2015

Retração de investimentos da Petrobras derruba 2 pontos no PIB

 

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda avalia que a necessidade de a Petrobras redimensionar, repetidamente, seus investimentos e planos de atuação pode explicar uma contração da economia em 2 pontos percentuais do PIB ao longo de 2015.

Para avaliar os possíveis impactos da variação do investimento por parte da Petrobras e de suas fornecedoras no PIB, foram feitos três exercícios – estimou-se o impacto direto das reduções já divulgadas pela Petrobras sobre o PIB e, em seguida, a análise foi ampliada de forma a considerar também os efeitos indiretos. Por fim, avaliou-se o efeito da redução dos investimentos das empreiteiras, decorrentes ou não da flutuação dos investimentos da Petrobras.

"A mudança nos preços das matérias-primas, inclusive o petróleo, é um dos principais desses fatores, especialmente em 2015. Essa mudança tem se refletido principalmente no redimensionamento dos investimentos no setor de petróleo e minério. No caso da cadeia de óleo e gás, outros fatores, de natureza não econômica, também têm tido um papel preponderante no comportamento da principal empresa do setor, refletido inclusive na reavaliação da rentabilidade dos significativos investimentos executados por essa empresa nos últimos cinco anos", informa o estudo.
 
 
 

<<< voltar ao índice