São Paulo, 03 de março de 2015

Procuradoria Geral da República pede abertura de inquérito contra 54 envolvidos na Lava Jato


A Procuradoria-Geral da República entregou Supremo Tribunal Federal - STF o pedido de investigação contra 54 pessoas que estariam envolvidas na operação Lava Jato, que investiga o desvio de verbas na Petrobras.

São 28 pedidos de inquérito e sete pedidos de arquivamento de investigações. Do total de investigados, há políticos com foro privilegiado e também pessoas sem o benefício. A Procuradoria-Geral da República e o STF não informaram os nomes das pessoas que poderão ser investigadas, já que o processo corre em segredo de justiça. O STF é quem decide se a lista se tornará pública.

Os pedidos de abertura de inquérito solicitadas pela Procuradoria-Geral da República se basearam nos depoimentos do doleiro Alberto Youssef, do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do ex-gerente de engenharia da empresa, Pedro Barusco, à Polícia Federal.

As investigações da Operação Lava Jato já geraram 19 ações penais e cinco cíveis na Justiça Federal do Paraná, onde tramitam os casos relacionados a réus que não têm foro privilegiado.

<<< voltar ao índice