São Paulo, 06 de julho de 2015

Déficit de combustíveis do ciclo Otto pode chegar a 580 mil barris dia em 2024, estima ANP

 

Sem a construção de novas refinarias, em dez anos o déficit de combustíveis para motores ciclo Otto será de 188 mil a 580 mil barris por dia. A conta foi apresentada pela diretora geral da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard, no Ethanol Summit, realizado em São Paulo.

O provável déficit abre a possibilidade para avanços tecnológicos nos motores e aumento na produção de etano...l. “Hoje cada litro de etanol gera 70% da energia do combustível fóssil. Isso tornou o biocombustível competitivo em somente seis estados brasileiros. Com base nos preços de maio, se tivéssemos motores capazes de gerar 80% da energia do fóssil, o etanol seria competitivo em todos os estados".

Pelas estimativas da ANP, para manter a participação de 17,5% na matriz energética, a produção de etanol teria que crescer entre 3,5% e 4,5% ao ano. Mas um volume maior, como o registrado em 2010, exigiria um crescimento de 8% a 9% ao ano.

Magda destacou que nos últimos 15 anos a produção de etanol teve um impacto positivo de US$ 80 bilhões na balança comercial brasileira com a substituição de importações de gasolina e a exportação do etanol.
 
 
 

<<< voltar ao índice