São Paulo, 12 de fevereiro de 2015

Braskem registra resultados melhores, apesar da queda nas vendas


A retração de 1% na demanda por resinas termoplásticas (especificamente polietilenos e polipropileno) no mercado interno afetou as vendas da Braskem. A empresa, que detém 71% do mercado interno, vendeu 2,9 milhões de toneladas no ano passado. A demanda interna somou 4,1 milhões de toneladas. A produção da empresa somou 4 milhões de toneladas – uma queda de 5% em relação ao ano anterior, em decorrência das paradas de manutenção.

Para 2015, a empresa não aposta em crescimento da demanda. “Não temos nenhuma expectativa de que a demanda tenha comportamento diferente do PIB”, ressalta o presidente da Braskem, Carlos Fadigas.

O ano de 2014 foi marcado pela recuperação dos spreads do setor petroquímico no mercado internacional que beneficiou a receita da Braskem – a empresa encerrou o ano com um lucro de R$ 726 milhões, 43% maior do que o registrado em 2013. Fadigas aposta que as margens da indústria petroquímica mundial devem continuar favoráveis até 2017 – quando começam a entrar em operação as novas unidades petroquímicas no mercado americano.

<<< voltar ao índice