São Paulo, 23 de dezembro de 2015

Fim da operação única no pré-sal será necessário, defende analista da GlobalData

 

Para o analista da GlobalData para as Américas, Adrian Lara, reduzir o papel da indústria local e da Petrobras no desenvolvimento do pré-sal em favor de empresas estrangeiras, pode ser a alternativa necessária para criar o potencial de crescimento da produção a partir do pré-sal.

Levantamento da consultoria indica que, com reservas recuperáveis de 11,6 bilhões de barris, os campos do pré-sal, devem contribuir com 65% da produção de petróleo do Brasil em 2020. Isso se o cronograma de perfurações de poços e operação de plataformas não for afetado pelas dificuldades da Petrobras. "A Petrobras tem visto o seu investimento e previsão de produção impactado negativamente pelo escândalo de corrupção da Lava Jato, um dos maiores casos de fraude na história do petróleo e gás. Consequentemente, isso forçou a adiar seus planos de desenvolvimento e propôs cortes orçamentais para os próximos dois anos" avalia o analista.

Para Lara, o desenvolvimento de ativos do pré-sal continua a ser vital ao fluxo de caixa da Petrobras. “No entanto, a maioria destes requerem investimento adicional significativo, que vai ser difícil encontrar considerando a posição atual da empresa".
 
 
 

<<< voltar ao índice