São Paulo, 06 de abril de 2015

Coalização Capital / Trabalho para a Competitividade e o Desenvolvimento organiza ato pela indústria

 

A participação da indústria de transformação no PIB, que na década de 80 chegou a 35%, hoje é de 12%. A balança comercial de bens manufaturados apresentou, em 2014, déficit de US$ 111 bilhões. Para não perder mais espaço no mercado interno e competitividade nas exportações, 42 entidades patronais e cinco centrais sindicais, apresentaram hoje na capital paulista um manifesto que alerta o governo e a sociedade sobre o que classificam como processo de desmonte da indústria de transformação.

Intitulado Coalização Capital / Trabalho para a Competitividade e o Desenvolvimento, que reúne o manifesto lista quatro fatores que impactam negativamente os resultados da indústria nacional: câmbio apreciado, juros elevados, cumulatividade de impostos e elevada carga tributária.

"Não é movimento partidário, é um grito de alerta para essa destruição", afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Carlos Pastoriza.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Química, Fernando Figueiredo, o país necessita construir uma política industrial de longo prazo.

<<< voltar ao índice