São Paulo, 21 de novembro de 2014

Petrobras coloca em operação FPSO Cidade de Ilhabela



A Petrobras informou que o FPSO Cidade de Ilhabela entrou em operação na manhã de ontem (20), no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos, com a conexão do poço 3-SPS-69.

O FPSO tem capacidade de produzir até 150 mil b/d, comprimir até 6 milhões de m³/dia de gás natural. Nove poços produtores e sete poços injetores serão conectados à plataforma. O petróleo produzido no campo de Sapinhoá é de excelente qualidade – em média 29º API – e será escoado por navios aliviadores. O escoamento da parcela do gás não utilizado para reinjeção no campo será feito pelo gasoduto Sapinhoá-Lula-Mexilhão até a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato - UTGCA.

A unidade foi contratada ao consórcio QGOG/SBM e seu casco foi convertido a partir de um navio petroleiro no estaleiro CXG, na China. 13 dos seus 18 módulos da planta de processo foram construídos no Brasil – na EBSE-Nuclep e no estaleiro Brasa, onde também foi realizada a integração dos módulos.

A Petrobras responde pela operação do campo, com 45% de participação, em parceria com a BG (30%) e a Repsol Sinopec (25%).

<<< voltar ao índice