São Paulo, 24 de junho de 2014

Superintendência-Geral do Cade impugna negócio entre Braskem e Solvay Indupa


 

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa - Cade considerou um potencial anticompetitivo na operação de compra dos ativos da Solvay Indupa pela Braskem e decidiu impugnar o negócio. A autarquia entente que aquisição criaria um monopólio nos mercados de PVC-S e PVC-E. Na visão da superintendência, os atuais níveis de importações não se deve à competitividade do produto internacional em relação ao brasileiro, mas a um déficit na capacidade produtiva nacional, e que a importação não ofereceria rivalidade suficiente aos produtos comercializados no Brasil porque essa alternativa apresenta uma série de desvantagens competitivas, como períodos de entrega mais longos e custos mais elevados.

O caso agora será julgado pelo tribunal formado pelos conselheiros do Cade, que poderão impor restrições – a decisão da Superintendência não tem força de decisão, e a Braskem ainda terá a oportunidade de apresentar sua defesa ao plenário do Cade. A empresa defende que o mercado relevante de PVC e soda cáustica é internacional, e com a aquisição da Solvay Indupa, seu market share será de 2% em PVC e 1% em soda cáustica.

A Solvay Indupa tem duas unidades industriais – em Santo André / SP e em Bahía Blanca, na Argentina – a aquisição anunciada em dezembro do ano passado aumenta para 1,25 milhão de toneladas por ano a capacidade de produção de PVC da Braskem.



<<< voltar ao índice