São Paulo, 23 de abril de 2014

Estudo lista políticas necessárias para diversificação da indústria química


 

O Estudo do Potencial de Diversificação da Indústria Química, desenvolvido pela Bain e pela GasEnergy sob encomenda do BNDES, entrou na última fase, de discutir as políticas de apoio necessárias para capturar as oportunidades mapeadas. “Teremos também o desenho dos modelos de negócios para capturar essas oportunidades”, ressalta o consultor Daniel Becker, da Bain & Company.

Durante a elaboração do estudo, os pesquisadores identificaram 75 iniciativas – entre linhas de fi nanciamento, apoio à pesquisa e desenvolvimento e incentivos à demanda – que viabilizam o desenvolvimento dos 32 segmentos priorizados nas primeiras fases. Também dividiram os segmentos em quatro grandes grupos: pseudo-commodities (formados pelos produtos em que a competitividade está diretamente ligada aos preços da matéria prima), especialidades de consumo ou uso humano (que dependem de registros em agências reguladoras para serem comercializados), especialidades em desenvolvimento (em que a demanda precisa ser estimulada para viabilizar o investimento em uma produção local) e a química base renovável (que necessita de apoio para todo o ciclo de desenvolvimento, do laboratório à produção industrial).

Essas oportunidades serão discutidas em junho, em um seminário organizado pelo BNDES. O relatório final será entregue em agosto. (Flávio Bosco)

.


<<< voltar ao índice