São Paulo, 21 de julho de 2008

Consumo de resinas cresceu 13,5% no primeiro semestre


De janeiro a junho, o consumo aparente de resinas termoplásticas ficou próximo a 2,4 milhões de toneladas, volume 13,5% maior do que o registrado em igual período de 2007. Boa parte desse crescimento, contudo, foi suprido por importações, que somaram 521,7 mil toneladas, com incremento de 60,7% na mesma comparação.

A produção nacional, afetada principalmente por paradas para manutenção de centrais petroquímicas, caiu 6,6%. No primeiro semestre, foram produzidas 2,2 milhões de toneladas. As exportações, que alcançaram 375,7 mil toneladas, tiveram redução de 39,7% em relação ao igual período do ano passado.

“Diversos setores industriais que são grandes consumidores de resinas mantêm a perspectiva de crescimento da produção e das vendas nos próximos meses. Há, é evidente, preocupações com a elevação dos preços das matérias-primas petroquímicas no mercado internacional, mas, até o momento, as indicações são positivas para o restante do ano”, avalia o coordenador da Comissão Setorial de Resinas Termoplásticas da Abiquim, Luiz de Mendonça.


<<< voltar ao índice